Translate

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

RTP - O Essencial

O Essencial

1 Fevereiro, 2018

Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

Prosseguem os interrogatórios judiciais na Operação Lex. Caixa Geral de Depósitos volta a aumentar o valor das comissões. Avança este mês o programa de vigilância e prevenção sanitária da legionella nos hospitais portugueses – os públicos, em primeiro lugar. O instituto do Mar e da Atmosfera já registou 18 pequenos sismos na região de Arraiolos desde o início do ano. Só dois foram sentidos pela populações, um deles esta madrugada. O Facebook está a perder popularidade, em utilizadores e em horas de acesso, mas ganha dinheiro como nunca.


Prosseguem os interrogatórios na Operação Lex

Prosseguem os interrogatórios na Operação Lex

Começaram ontem e prosseguem esta quinta-feira os interrogatórios aos cinco detidos na “Operação Lex”. Em causa estão suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influências e fraude fiscal. Até agora, foram constituídos 12 arguidos neste processo, de entre os quais se destacam osjuízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante, bem como o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. É um caso de grande relevo mediático, que hoje cumpre o seu terceiro dia de presença contínua nos principais noticiários. Para um resumo do que aconteceu ontem, vá por aqui.


CGD volta a aumentar valor das comissões

CGD volta a aumentar valor das comissões

A Caixa Geral de Depósitos vai voltar a aumentar o valor das comissões. As alterações ao preçário acontecem em abril, noticia hoje o jornal Público, e seguem a estratégia defendida pelo novo líder do banco público, Paulo Macedo, para cumprir o plano de reestruturação negociado com Bruxelas. Só dois foram sentidos, mas já aconteceram 18 sismos em Arraiolos, este ano.


Caça à legionella

Caça à legionella

Avança este mês o programa de vigilância e prevenção sanitária da legionellanos hospitais portugueses, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge. Fernando Almeida, presidente do organismo, afirmou à Antena1 que o programa não tem como objetivo fiscalizar os hospitais e sancionar quem não cumpre as regras. E, sem concretizar, diz que já foram identificados alguns hospitais com maior risco. O setor público será analisado em primeiro lugar.  Lembro que, nesta altura, existe um surto da doença do legionário, com origem no Hospital CUF Descobertas, onde foram diagnosticados até ao momento 14 casos.


18 pequenos sismos em Arraiolos desde o início do ano

18 pequenos sismos em Arraiolos desde o início do ano

Esta madrugada, registou-se um novo tremor de terra na zona de Arraiolos. O abalo teve magnitude 3,1 na escala de Richter e não causou danos pessoais ou materiais, informa o Instituto do Mar e da Atmosfera, que dá também conta de umaatividade sísmica intensa naquela região, que já conta 18 ocorrências, todas de baixa magnitude, desde o início deste ano. Sobre que isso significa, parece não haver grandes certezas.


Trump em rota de colisão com novo diretor do FBI

Trump em rota de colisão com novo diretor do FBI

Um relatório parlamentar confidencial elaborado por representantes republicanos, que acusa o FBI de parcialidade na investigação à campanha eleitoral de Donald Trump em 2016, é o novo foco de desentendimento entre a Casa Branca e os serviços de segurança. Os republicanos querem torná-lo público, mas o FBI alega que isso poderá revelar métodos específicos de contra-espionagem e pôr a segurança nacional em risco de segurança. Além disso, o Bureau afirma que o relatório tem erros graves.


Revisionismo histórico na Polónia?

Revisionismo histórico na Polónia?

Está a causar polémica um projeto-lei aprovado pelo Senado polaco, que torna ilegal acusar a Polónia de cumplicidade no Holocausto nazi. Proíbe ainda que os campos nazis que existiram no país sejam descritos como polacos. Os EUA e Israel já se manifestaram incomodados com esta tentativa de reescrever a História e Tel-Aviv lembra dois “factos históricos”: que os campos de concentração na Polónia existiram e que “muitos polacos ajudaram na morte de judeus, entregaram-nos, maltrataram-nos e até mataram judeus durante e depois do Holocausto”.


Facebook a ficar fora de moda

Facebook a ficar fora de moda

O Facebook está a perder popularidade, em utilizadores e em horas de acesso. A estratégia recentemente adotada por Mark Zuckerberg relativamente ao feed de notícias não produziu os resultados por ele desejados. Mesmo assim, o gigante digital teve lucros astronómicos em 2017.


A NÃO PERDER

A orca que papagueia

A orca que papagueia

Devidamente estimulada, uma orca conseguiu reproduzir repetidamente sons semelhantes a palavras. A orca imitadora chama-se Wikie e as suas proezas fonéticas foram objeto de um estudo científico multinacional. Veja aqui porquê.