Translate

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Há vida depois do clássico

1 de Dezembro de 2017

Nesta sexta-feira à noite, já depois de ter sido jogado o derby lisboeta entre Sporting e Belenenses, FC Porto e Benfica disputam um dos duelos mais intensos do futebol europeu. Primeiro e terceiro da classificação na Liga portuguesa, separados por três pontos no arranque da 13.ª jornada, rivais eternos, lutam pelos três pontos e pela liderança do campeonato nacional. Com os “leões” à espreita do que possa suceder no Dragão, o clássico mais importante do futebol nacional terá sempre implicações relevantes na classificação.

Em caso de triunfo dos portistas, e se o Sporting derrotar o Belenenses em Alvalade – algo que o ano passado não conseguiu fazer – o FC Porto segue na frente com a curta margem que o empate na ronda anterior, na Vila das Aves, lhe deixou (dois pontos). Mas em caso de empate ou derrota dos “azuis-e-brancos”, o campeonato quase que regressa à estaca zero, com FC Porto, Sporting e Benfica embrulhados uns nos outros no topo da tabela ou à distância de um ponto.

Se se olhar para os números, o FC Porto surge como favorito. Em casa, os “dragões” não perdem nas provas nacionais há 28 jogos e esta época, para o campeonato, o FC Porto venceu os seis jogos que disputou no Dragão, marcando um total de 23 golos (média de 3,8 golos por jogo). Mas… e há sempre um mas, chega ao clássico vindo de dois empates (uma para a Liga dos Campeões e o segundo, o tal, contra o Desportivo das Aves) e, nas últimas cinco partidas, só numa delas não consentiu golos.

Já o Benfica não perde para o campeonato há seis encontros e soma quatro vitórias consecutivas, o que é o seu melhor registo esta temporada. Por outro lado, nos dez jogos disputados pelas “águias” fora de casa esta época os resultados não têm sido muito inspiradores (soma tantas vitórias como derrotas – quatro) e só por duas vezes o Benfica não sofreu golos.

Minutos antes, o Sporting recebe o Belenenses. A realizar um dos melhores inícios de campeonato da sua história, os “leões” já levam sete jogos sem perder em todas as competições e, em caso de triunfo, podem ficar sentados na poltrona a ver o que sucederá no Dragão. Pela frente terão um Belenense que esteve 62 anos sem vencer em casa do Sporting. Um jejum que terminou a época passada. Na deslocação a Alvalade, o Belenense venceu por 1-3, depois de ter estado em desvantagem no marcador. E os “azuis” são mesmo a última equipa portuguesa a ter vencido em Alvalade. No entanto, o favoritismo não deixa de estar do lado “verde-e-branco” por os “azuis” já não vencem há três jogos, só tendo ganho um dos seus cinco últimos jogos.

A jornada completa da I Liga e os respectivos horários das transmissões televisivas estão aqui e aqui encontra o calendário da jornada da II Liga, um campeonato que se está a revelar bem competitivo. Prova disso mesmo é que há apenas seis pontos a separar o primeiro (Académico de Viseu) e o nono (Arouca).

No futebol internacional, o fim-de-semana traz dois jogos de abrir o apetite em Inglaterra e em Itália, sendo que um deles envolve um português. Na Premier League, sábado, o Manchester United vai ao terreno do Arsenal, naquele que será mais um embate entre José Mourinho e Arsène Wenger, dois homens que “não se gramam”. A partida tem o picante adicional de colocar frente a frente o quarto e o segundo da tabela, separados por quatro pontos, e realiza-se na jornada que antecede o escaldante derby de Manchester. Sim, no próximo fim-de-semana os “red devils” recebem os “citizens” e tudo o que menos querem é ver aumentada a distância que neste momento já existe para o Manchester City (oito pontos).

Em Itália, já nesta sexta-feira, o duelo é entre o primeiro e o terceiro. O Nápoles recebe a Juventus com quatro pontos de vantagem sobre o clube que há seis épocas consecutivas conquista o “scudetto”. É uma oportunidade soberana para os napolitanos cavarem um pouco mais o fosso que conseguiram construir, até porque a “vecchia signora” tem revelado alguma inconstância – conseguiu os três resultados possíveis nos seus últimos três jogos. Já o Nápoles, nesses mesmos três últimos jogos, venceu todos.

A próxima semana vai ainda trazer definições nas competições europeias. FC Porto e Sporting ficarão a saber o seu futuro na Liga dos Campeões. Encontra aqui o calendário dos jogos, mas se quiser perceber quais as contas que cada clube ainda tem que fazer pode espreitar aqui.

O mesmo se passa na Liga Europa. O Sporting de Braga já está na fase seguinte, mas ao Vitória de Guimarães resta-lhe ainda uma ténue esperança de se apurar. O calendário de todos os jogos está aqui e as contas que podem levar à qualificação aqui.

No sábado, o Planisférico vai falar-lhe do Amiens, o clube da terra de Emmanuel Macron, mas do qual o presidente francês não é adepto. Nem depois do emblema que se estreia nesta temporada na I Liga francesa lhe ter oferecido uma camisola.

Para o fim, fica, como é hábito, a sugestão da semana. Desta vez, basta-lhe olhar bem para o ecrã. Sugiro-lhe que pare uns segundos e admire esta foto. Quando a vi, de imediato surgiu na minha cabeça uma legenda para ela: o poder do futebol. O que se vê na foto é a imagem de Lorena, uma menina de 11 anos, e adepta ferrenha do Corinthians. Durante alguns minutos ela permaneceu sentada na sua cadeira de rodas à espera que os seus ídolos subissem ao relvado da Arena Corinthians para um treino à porta aberta, poucos dias depois de se terem sagrado campeões brasileiros de futebol. E, no momento em que os jogadores entraram em campo, ela agarrou-se à barra de ferro que tinha à sua frente e levantou-se, juntando a sua voz à dos perto de 15 mil adeptos para receber os seus heróis. Portadora de uma doença rara – mal formação congénita da coluna vertebral – que lhe condiciona o movimento das pernas, por momentos, Lorena superou essa sua limitação e ergueu-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário